Dicas e Notícias

Quando fazer exames de rotina?

Por 18/08/2021No Comments
Quando fazer exames de rotina

Cuidar da saúde é muito importante para a manutenção da qualidade de vida, e os exames de rotina são ótimos aliados nesse objetivo.

Eles podem ser indicados pelo médico responsável conforme as condições individuais de cada paciente e são essenciais para saber como está o estado geral de saúde do indivíduo, além de servir para prevenir diversas doenças e condições.

Mas você sabe quando eles devem ser realizados e quais os exames mais comuns?

 

Qual a importância de realizar exames preventivos?

Os exames de rotina servem para avaliar diversas questões relacionadas ao funcionamento do corpo de uma pessoa. Além de verificar alterações que podem indicar uma falha ou mau funcionamento do organismo do indivíduo, eles ajudam a detectar sinais que facilitam o diagnóstico precoce de inúmeras doenças ou condições.

Diagnosticar um problema precocemente é a melhor forma de tratamento, pois em sua fase inicial, algumas doenças têm mais chances de sucesso no tratamento, podendo diminuir também os impactos e suas consequências na saúde do paciente.

Por isso, é fundamental manter o controle de doenças crônicas e ir ao médico regularmente para realizar exames de rotina. Pessoas com histórico familiar de doenças que passam de geração para geração, como o câncer, por exemplo, devem ter atenção redobrada.

Se você não tem o costume de ir ao médico periodicamente, comece a repensar os cuidados com a sua saúde.

 

Quais os principais exames de rotina?

Existe uma série de exames que costumam ser indicados pelos profissionais da saúde na hora de fazer o check-up de um paciente.

Geralmente, os mais comuns são o hemograma completo, colesterol, glicemia, dosagem de hormônios, urina, urocultura, entre outros. No entanto, apenas o médico responsável poderá determinar a necessidade de cada avaliação conforme a condição do paciente.

Saiba para que serve alguns desses exames:

 

Hemograma completo

O hemograma completo é um dos exames mais básicos e rotineiros, o principal teste pedido pelos médicos.

Ele analisa três principais linhagens de células: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (coagulação sanguínea).

Esse exame serve como uma espécie de triagem para diversas doenças que possam acometer o sangue, deficiência de nutrição e infecções. Ele pode ajudar a identificar condições como anemia, leucemia, alergias e a origem de alguns sintomas, como febre e perda de peso.

 

Colesterol  e glicemia

Os exames de colesterol e glicemia ajudam a avaliar os níveis de açúcar no sangue e o perfil lipídico do paciente, indicando se há ou não riscos de desenvolver doenças como diabetes, AVC, hipertensão arterial, entre outras.

Além disso, o exame de colesterol identifica os índices do colesterol “bom” e o “ruim”, além de avaliar os níveis de triglicérides, responsáveis por favorecer placas capazes de obstruir os vasos sanguíneos. Esse é o principal exame que pode indicar problemas cardiovasculares.

 

Dosagem de hormônios

Outro exame indicado é a dosagem de hormônios, que serve para checar os níveis de TSH e T4 livre, para ver se está tudo bem com a tireoide.

Essa glândula é fundamental para o funcionamento do nosso organismo e o exame serve para identificar possíveis alterações que indicam problemas, como hipotiroidismo, hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, aumento da tireoide e presença de nódulo na glândula.

 

Urina e urocultura

Os exames de urina também são bastante comuns, pois além de ter baixo custo para o paciente e ser feito de maneira não invasiva, consegue identificar diversos fatores que podem comprometer a saúde do indivíduo.

O mais comum exame de urina, conhecido como EAS (Elementos Anormais e Sedimento), avalia o estado de saúde geral do paciente, através da cor da urina, análise química e busca elementos anormais no sedimento, como eritrócitos, leucócitos, cilindros, bactérias, células epiteliais, cristais, entre outros, que podem indicar problemas renais e extrarrenais.

Já o exame de urocultura possibilita fazer o diagnóstico de infecção urinária e ajuda a identificar qual o microrganismo responsável pela condição, o que ajuda na hora de determinar qual o tratamento mais adequado para aquele caso específico.

 

Esses são apenas alguns dos exames solicitados por médicos na hora de realizar o check-up de um paciente. No entanto, os tipos de exames solicitados não seguem um padrão, afinal, cada caso deve ser analisado individualmente.

 

Com que frequência devo realizar exames de rotina?

Muito se fala sobre a importância da realização de exames de rotina, no entanto, nem todo mundo sabe qual a periodicidade ideal para eles serem realizados.

Normalmente, eles são indicados pelo clínico geral ou médico que acompanha pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou artrite reumatoide, por exemplo.

A frequência dos exames vai depender da avaliação do médico responsável e pode variar de paciente para paciente. Geralmente, o intervalo entre a realização do check-up segue o seguinte padrão:

  • Adultos saudáveis: a cada 2 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas: a cada 6 meses;
  • Pessoas com fatores de risco (fumantes, sedentários ou com colesterol elevado): todos os anos.

Já está na hora de refazer seus exames? Não adie! Quanto antes estiver com os resultados em mãos, maiores as chances de sucesso no tratamento de alguma possível doença.

 

Onde realizar exames laboratoriais?

A Magnus Imagens Médicas, reconhecida pela qualidade no atendimento e diagnóstico a partir de exames de imagem, expandiu seu atendimento e agora realiza também exames laboratoriais em algumas de nossas unidades.

Oferecendo um serviço cada vez mais completo, agora você também pode realizar exames como hemograma, colesterol, creatinina e uréia, glicemia, TGP e TGO, TSH e T4 livre e entre outros.

Precisa agendar uma consulta? Entre em contato com a unidade mais próxima de você!

 

📍 ALFENAS/MG

Rua Martins Alfenas, 2760, Lot. Siqueira

Telefone: (35) 3299-6350

WhatsApp: (35) 98843-1567

 

📍 CAMPINAS/SP

Avenida das Amoreiras, 1894, Parque Industrial

Telefone: (19) 3272-7789

WhatsApp: (19) 99794-1074

 

📍 VARGINHA/MG (Ressonância 3 Tesla)

Alameda Olívio Bregalda, 595, Santa Luíza

Telefone: (35) 3214-9016

WhatsApp: (35) 99810-3469

 

📍 ITAJUBÁ/MG

Av. Bps, 239, Pinheirinho

Telefone: (35) 3622-8879

WhatsApp: (35) 99717-4679

 

Agende já a sua consulta ou entre em contato conosco, clicando aqui.