Dicas e Notícias

Qual a importância do diagnóstico precoce?

Por 05/11/2021julho 13th, 20222 Comments

A medicina preventiva representa uma grande aliada da saúde e integridade humana. Através do diagnóstico precoce, é possível identificar diversas condições e fatores de risco que podem se desdobrar em doenças ou complicações graves.

Uma vez identificados, é possível iniciar tratamentos ou hábitos que ajudam a evitar esses desdobramentos. Além disso, o diagnóstico de doenças ainda em sua fase inicial permite um processo de recuperação mais rápido, brando e menos invasivo ao paciente, reduzindo os impactos que aquele quadro possa trazer na vida do indivíduo.

Por isso, é fundamental estar sempre atento aos sinais que o seu corpo dá, frequentar o médico, realizar exames de rotina regularmente e seguir as recomendações do profissional da saúde responsável pelo seu caso.

Além disso, manter hábitos saudáveis fazem toda a diferença na manutenção da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo.

 

Quando devo procurar um médico?

Nem sempre sabemos qual o melhor momento para buscar atendimento com um profissional, no entanto, existem alguns casos que acentuam a necessidade de uma avaliação especializada.

A maioria das doenças está associada a fatores de riscos, muitas vezes envolvendo genética, doenças crônicas ou hábitos que influenciam na saúde do nosso corpo.

Além disso, é comum existirem sintomas, como dor, caroços, mal-estar, manchas, sensações anormais no corpo, entre inúmeras outras, que podem indicar que algo não está bem.

Por isso, ao identificar esses fatores, é fundamental ter atenção redobrada e buscar ajuda especializada.

As recomendações básicas são que adultos saudáveis façam exames de rotina a cada 2 anos; pessoas com doenças crônicas a cada 6 meses; e indivíduos com fatores de risco chequem sua saúde todos os anos.

No entanto, apenas o profissional responsável pelo seu caso poderá indicar a frequência dos seus exames.

 

Saiba quais são os principais fatores de risco?

Entre os principais fatores de risco associados a doenças e condições, como problemas no coração, diabetes, hipertensão arterial e até mesmo o câncer, estão:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Alimentação inadequada;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Exposição ao sol ou radiação;
  • Entre outras.

 

Quais os principais exames de rotina?

Felizmente, temos a tecnologia médica a nosso favor e dispomos de uma série de exames que ajudam a identificar diversos problemas no nosso organismo, desde exames laboratoriais aos de diagnóstico por imagem.

Entre os principais exames solicitados pelos médicos na hora de realizar um check-up, estão:

Urina: o exame de urina tipo 1 é o mais conhecido e solicitado pelos médicos, afinal, permite identificar a presença de infecção urinária ou até de algumas doenças renais. Com ele, é possível detectar a presença anormal de glicose, sangue, pus, proteínas ou outras substâncias que não deveriam estar na urina, indicando deficiências ou doenças dos rins e do trato urinário.

 

Hemograma: o hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados. E isso não é por acaso, afinal, ele oferece informações importantes aos médicos. Quando unidas a outros exames, podem indicar problemas de saúde, recuperação de doenças e outras informações.

 

Ureia e creatina: são exames importantes para avaliar a função renal. Normalmente, altos níveis de ureia e de creatinina indicam que os rins estão filtrando menos do que deveriam.

 

Glicemia: esse tipo de exame laboratorial é muito importante tanto para a detecção do diabetes, como para o controle da doença.

 

Exames de imagem: raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros, são exames que permitem a avaliação dos órgãos internos do nosso corpo. Através deles, é possível identificar padrões ou alterações no organismo, com imagens estáticas ou em movimento.

 

Onde realizar meus exames preventivos?

A Magnus é uma clínica especializada no diagnóstico por imagem que está no mercado há quase 10 anos. Somos destaque na região do sul de Minas Gerais, nas cidades de Alfenas, Itajubá e Varginha, com expansão para Campinas/SP e Campo Novo de Parecis (MT).

Trabalhamos com equipamentos de última geração e fazemos atualizações constantes dos sistemas de captura e distribuição digital de imagens, garantindo melhor qualidade nos exames.

Contamos com uma equipe composta por profissionais altamente capacitados que buscam sempre o aperfeiçoamento em suas áreas de atuação. Além disso, a infraestrutura da clínica contém instalações modernas e adequadas a rigorosos padrões de segurança e conforto. Tudo pensado no bem-estar dos nossos pacientes.

Associando equipe capacitada, alta tecnologia em equipamentos e tratamento humanizado, garantimos atendimento de qualidade, serviço completo, rápido e de alta precisão.

Procure a Magnus mais próxima a você!

📍Alfenas – MG 📞(35)3299-6350

📍Campinas – SP 📞(19)3272-7789

📍Campo Novo do Parecis – MT 📞(65) 3382-3324

📍Itajubá – MG 📞(35)3622-8879

📍Varginha – MG 📞(35)3214-9016

Ativador Windows 7