Dicas e Notícias

Tudo sobre Raio-X digital: o que é, como funciona, quando é indicado.

Por 21/03/2022junho 16th, 2022One Comment
o que é Raio x Digital

O raio X é uma forma de diagnóstico usado a muito anos. E com o avanço da tecnologia, essa técnica se aprimorou e vem sendo referência de exames para a medicina. Porém, qual a vantagem do raio X digital? Existe alguma diferença entre esses dois métodos? Como, realmente, funciona? Se essas, e outras, são suas dúvidas sobre o raio X digital é o que vamos apresentar nesse texto. Confira!

 

Como a tecnologia contribuiu para o exame de imagem

A radiográfica tradicional surgiu em 1895 com a descoberta dos raios X, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, ganhador do Nobel de Física em 1901 por esse feito. Nesses mais de um século de existência, o exame já se consolida como um dos mais importantes da medicina, por ajudar especialistas na orientação de diagnósticos e tratamentos assertivos.

Com o avanço da tecnologia essa prática se aprimora em prol da saúde, por exemplo, a chegada da emissão de raio X digital. E, cada vez mais, presente na medicina essa radiografia apresenta inúmeros benefícios e vantagens, como a qualidade dos exames, redução de custo e rapidez no diagnóstico.

 

O que é raio x digital?

Esse método gera imagens digitais através da radiação ionizante, que contribui nos diagnósticos de doenças, fraturas e tumores, sendo sua realização de forma indolor, rápida e não invasiva.

O procedimento acontece da seguinte forma: o equipamento de raio X é posicionado na região investigada, assim, é emitida a radiação necessária, rapidamente, e a imagem é feita!

Vale lembrar, que essas imagens na radiografia digital não precisam ser reveladas, já que são geradas digitalmente e enviadas por sinais elétricos. Por ser armazenada em arquivos digitais, a tecnologia permite o envio das imagens para paciente e médico com mais facilidade e, assim, conseguem acessá-las de qualquer mobile ou desktop. Com isso, a não impressão do documento original, gera uma imagem com melhor qualidade para um diagnóstico, ainda mais, fiel.

 

Diferenças entre o raio x tradicional e digital

As funções dos métodos do raio X digital e tradicional são as mesmas, porém suas diferenças estão na realização. Isso porque, diferentemente, da digital, a radiografia tradicional emite seus raios através de placas de filme, que geram uma imagem, que precisar ser impressa. E no raio X digital não se utiliza, necessariamente, filme e revelação.

Como nota-se a radiografia digital se torna um avanço para agilizar, qualificar e simplificar o exame!

 

Quais as vantagens do raio x digital?

A radiografia digital apresenta benefícios tanto para os pacientes, quanto para os médicos.

A qualidade da imagem com maior contraste e nitidez são peças-chaves para o diagnóstico com mais precisão. Além disso, com a digitalização é possível manipular a imagem em alguma área mais específica, identificar melhor as lesões e diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos). Dessa forma, para os médicos esse princípio é um facilitador da visualização e, consequentemente, na forma de tratamento recomendada.

Agilidade é outra vantagem no raio X digital. Não só as imagens que chegam ao radiologista de forma mais rápida, mas também permite o diagnóstico ser feito de maneira quase imediata. Vale ressaltar, também, sobre a menor exposição à radiação nesse tipo de radiografia, tornando o exame ainda mais seguro.

 

Tipos de raio x

Existem dois tipos na radiografia digital:

  1. Raio X digital direto: acontece sem qualquer intervenção humana no processo da radiografia, assim, a imagem será enviada normalmente e automaticamente para o computador, após ser realizada na chapa.
  2. Raio X digital indireto: esse tipo de radiografia conta com os raios capturados por uma placa de fósforo e, por isso, deve ser escaneada. Logo após, a imagem consegue ser enviada para o computador.

Orientações gerais

Realizar o exame de raio X digital necessita de algumas orientações a se atentar, para que o sucesso do procedimento aconteça.

Chegue com antecedência! É recomendado que o paciente chegue meia hora antes do exame. Além disso, não se esqueça de apresentar o pedido médico original, na recepção, sua documentação com foto, carteira do convênio (se for o caso) e, se um procedimento constante, trazer seus exames anteriores.

Fique atento! Esta radiografia pode ser realizada por quase toda a população. No caso, para as pessoas que podem ser afetadas com a exposição do raio ionizantes, como as grávidas – em qualquer estágio, este exame é contraindicado. Lembre-se de, sempre, procurar um médico, para avaliar sua situação e substituir o exame por outro, se necessário.

 

Onde realizar raio x digital?

Aqui na Magnus Imagens Médicas, a sua clínica de imagem, esse exame acontece de maneira rápida simples. Além disso, qualquer, produto químico tóxico é inexistente no processo, tornando o exame vantajoso para as pessoas e o meio ambiente.

Conte com as unidades Magnus Imagens Médica para oferecer suporte na realização dos exames de imagem para o diagnóstico da doença.

Além do Raio x digital, nossas unidades oferecem os exames de ultrassonografia, ressonância magnética, entre outros. Entre em contato com a unidade mais próxima de você e marque a sua consulta!

Conheça nossas unidades clicando AQUI!