Dicas e Notícias

Ultrassom: o que é, como funciona e quando é indicado

Por 29/04/2022junho 27th, 2022No Comments
Ultrassom é na Magnus Imagens Médicas

O ultrassom é um exame seguro, não invasivo e importante para realização de diagnósticos, ainda mais assertivos. Este procedimento permite identificar alterações em alguma região do corpo através da imagem.

Podendo ser utilizada para assegurar a saúde de mamãe gestante e o seu bebê, durante o acompanhamento no pré-natal. Além disso, é ideal para examinar áreas de estruturas moles e, também, auxiliar em biópsias e cirurgias.

Por isso, neste texto, apresentaremos mais sobre esse procedimento revolucionário para a medicina. Vamos conferir?

O que é Ultrassom?

O ultrassom é fundamental para a medicina!

Este é um exame de imagens que possibilita a avaliação de anormalidades no coração, abdômen, fígado e rim. Sendo essas atividades perceptíveis por ser um método inovador e versátil, já que permite a distinção entre órgãos, como diferenciar tecidos, lesões e tumores. Possibilita verificar as válvulas cardíacas e o desenvolvimento de fetos. Além de ajudar em procedimentos, como cirurgia e biópsia.

Esta imagem produzida pelo ultrassom, é chamada de sonograma. Basicamente, a tecnologia acontece da seguinte forma: quando as ondas sonoras, de alta frequência, atingem um determinado objeto, logo reverbera ou reflete, e forma a imagem pela captação através do eco.

Assim, é possível que cada estrutura corporal seja apresentada em densidades diferentes, consequentemente, resultando em facilitadores para a identificação e interpretação do médico especialista.

 

Ultrassom traz perigo para a gravidez?

Muitas mamães fazem essa pergunta! Porém, podem ficar tranquilas, as imagens de ultrassom são seguras e propicias para o acompanhamento de pré-natal. Já que neste exame não é utilizada qualquer emissão de radiação, apenas, ondas sonoras ou ecos, que não emanam qualquer perigo para a saúde das mamães e dos bebês.

Sendo, na ultrassonografia de pré-natal, possível avaliar o feto por um todo, cérebro, tórax, abdômen e a coluna vertebral. Por isso é seguro o uso durante a gravidez.

 

Como funciona o ultrassom?

A utilização do ultrassom para diagnósticos na medicina é uma interessante demonstração da aplicação de conceitos e princípios da física.

A ultrassonografia é formada por um computador, um monitor e um transdutor. O computador é a tecnologia que irá receber as informações e transformá-las na imagem. Já o monitor apresenta a imagem captada pelo transdutor, durante o exame.

Sendo o transdutor um aparelho que emana as ondas sonoras de alta frequência na região aplicada, além de captar os ecos de retorno. Alguns tipos são:

  • transdutor endovaginal – exame na vagina;
  • transdutor endorretal – exame no reto;
  • transdutor transesofágico – exame no esôfago;
  • transdutores menores – inseridos para exame dos vasos sanguíneos.

Este procedimento faz com que as imagens sejam realizadas de forma instantânea, sendo possível revelar o diagnóstico por ultrassom com as frequências que variam entre 2 e 18 megahertz (MHz), onde, quanto mais altas a frequência, melhor será a qualidade.

 

Passo a passo

Entenda o passo a passo da realização deste exame.

PRÉ

A ultrassonografia acontece de forma simples, não invasiva, indolor e em curta duração. Com isso, não há quaisquer orientações para se realizar o exame, isso mesmo, sem nenhuma preparação especial.

Vale ressaltar, apenas, alguns cuidados aos que vão realizar o ultrassom de abdômen. Em sua maioria, o jejum é preciso, de 6 a 8 horas, além do paciente estar de bexiga cheia, com a ingestão de água antes do procedimento.

DURANTE

Ao chegar na sala do exame, o médico ou especialista acompanha o paciente até uma maca. A posição do paciente varia em relação a uma imagem mais assertiva para o diagnóstico. Logo após é disposto o aparelho transdutor diante da área examinada.

Ao realizar esse contato do aparelho com a pele, geralmente, é passado uma camada de gel à base de água morna, que conduz o exame na região corporal. A aplicação deste produto evita a entrada de ar na movimentação do transdutor durante a avaliação, que pode bloquear a transmissão das ondas sonoras.

PÓS

O tempo de duração do exame pode variar bastante, de acordo com a região avaliada! Em seguida, ao ser finalizado, o paciente pode ir para casa, sem qualquer complicação ou preocupação.

O resultado é validado pelo médico ultrassonografista, que assina o laudo e envia as imagens para o médico solicitante, assim, sendo ele o responsável para recomendar o melhor tratamento diante das circunstâncias.

Quando utilizar o doppler?

O ultrassom com Doppler é uma técnica que utiliza as ondas sonoras de alta frequência, mas que atuam na avaliação do fluxo sanguíneo (sentido e velocidade) através das artérias e veias, em determinada região corporal. Além de permitir a identificação de tumores e malformações linfáticas congênitas.

Por isso, conheça os três tipos de ultrassom com Doppler:

  • Doppler colorido: as medidas do Doppler são colocadas em variáveis cores, que permitem identificar a velocidade, direção e sentido do fluxo sanguíneo.
  • Power Doppler: oferece maiores detalhes do fluxo sanguíneo, principalmente, em casos de pouco fluxo sanguíneo.
  • Doppler espectral: exibe as informações, de distância e velocidade do fluxo sanguíneo, em forma gráfica.

Quando é recomendada a ultrassonografia?

Em situações que necessitam diagnosticar dores, lesões, infecções e inchaços, o ultrassom pode ser o exame certeiro! Sendo possível analisar regiões internas do corpo, como: olhos, coração, rins, bexiga, testículos, vasos sanguíneos, fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, útero, ovários, feto (em grávidas), tireoide e paratireoide.

A ultrassonografia é essencial para auxiliar biópsias, que utilizam de agulhas para coletas. Além, de diagnosticar uma variedade de condições anormais no organismo, como tumores – e revelar se é canceroso ou um cisto benigno. E, também, compreender as queixas de dores do paciente, que podem levar a patologias conhecidas, por exemplos, cotovelo de tenista e síndrome do túnel do carpo.

Reforçamos que este é um exame importante para diagnóstico, seguro, não invasivo, indolor e que pode ser feito em qualquer paciente!

 

Onde realizar o ultrassom?

Na Magnus Imagens Médicas esse exame é realizado de maneira rápida e com o maior conforto e qualidade possível, trazendo maior segurança para sua saúde.

Conte com as unidades Magnus Imagens Médica para oferecer suporte na realização dos exames de imagem para prevenção e diagnóstico.

 

Além da ultrassonografia, nossas unidades oferecem diversos outros exames de imagem, como raio-xressonância magnética. Entre em contato com a unidade mais próxima de você e marque a sua consulta!

 

Conheça nossas unidades clicando AQUI!

top license

mx player for windows

kinemaster para pc kinemaster for pc

Ativador Windows