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Ansiedade, conheça os sintomas da doença

Por 02/06/2022junho 16th, 2022No Comments
Ansiedade e depressão, conheça o tratamento

A ansiedade se categoriza como um dos principais problemas da saúde mental, sendo uma reação comum ao indivíduo diante de vários distúrbios como nervosismo, apreensão e preocupação.

Essa doença pode aparecer não só de maneira ocasional, em entrevista de emprego, vésperas de provas e situações que carregam expectativas, mas também em maior frequência e intensidade, sendo uma patologia. Por isso, merece atenção e cuidados!

Neste texto, você irá encontrar os sintomas, prevenção e mitos sobre a ansiedade. Vamos conhecer melhor sobre essa doença?

 

O QUE É A ANSIEDADE?

A ansiedade por muitos é considera uma emoção, diretamente, ligada ao medo, angústia e insegurança quando vivenciada desencadeia desconfortável e mal-estar. Através de gatilhos se tornam atuantes essas características e, mesmo assim, muitos não conseguem identificar o motivo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 30% da população mundial sofre da doença. A ansiedade não tem idade, gênero, classe social, a doença pode atingir qualquer indivíduo.

Vale lembra que todos já experimentaram algum nível de ansiedade, notável de maneira controlável e instantânea, é uma reação humana comum. Porém, o perigo está quando a emoção se torna uma doença, de maneira que a sensação é recorrente, intensa e excessiva.

A ansiedade é considerada patológica quando se trata de algo constate, que não desaparece após um instante e, também, não se relaciona a nada específico. Ao nível preocupante, a ansiedade impede a pessoa de agir normalmente, realmente, prejudica os feitos do dia a dia. Além disso, os sentimentos de pânico, desconforto e apreensão são constantes na vida dos ansiosos.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Quando se vive com a ansiedade, o transtorno é excessivo e persistente na rotina do indivíduo. Sendo existente em qualquer hora do dia, dependendo do estímulo que a desencadeia. Por isso, é essencial diferenciar a patologia de um medo ou aflição momentânea, já que a ansiedade pode surgir sob a forma de diversos sinais e sintomas

Assim, veja quais os principais sintomas físicos, psíquicos, comportamentais e sociais relacionados a transtornos de ansiedade. Atenção!

Sintomas físicos:

  • Sudorese;
  • Dor e pressão no peito;
  • Ânsia de vômitos e enjoos;
  • Falta de ar;
  • Enrijecimento muscular;
  • Problemas digestivos;
  • Alterações hormonais;
  • Boca seca;
  • Dor de cabeça;
  • Vertigens ou tonturas;
  • Psoríase (doença de pele);
  • Alopécia (queda de cabelo);
  • Perda ou aumento de peso;
  • Alterações no ciclo menstrual.

Sintomas psíquicos:

  • Enxergar perigo constantemente;
  • Preocupações em excesso;
  • Medos irracionais;
  • Pensamentos intrusivos negativos;
  • Dificuldades de atenção e concentração;
  • Insônia;
  • Alterações de memória;
  • Vontade de chorar aleatoriamente.

Sintomas comportamentais:

  • Tremores;
  • Paralisar;
  • Irritabilidade;
  • Tensão nos maxilares;
  • Hiperatividade motora;
  • Roer as unhas.

Sintomas sociais:

  • Não consegue iniciar ou manter uma conversa;
  • Dificuldade em dizer “não”;
  • Preocupação excessiva com a opinião e pensamento dos outros;
  • Necessidade em passar despercebido.

 

5 MITOS SOBRE ANSIEDADE

Para muitos da sociedade, a ansiedade ainda é tabu ou até negligenciada. É sempre importante se atentar aos mitos e jargões que cercam essa doença e, assim, retirar qualquer estigma para ajudar quem vivencia isso no dia a dia.

 

  • “Para de frescura! A ansiedade não é uma doença.” – Ser ansioso é caracterizado como um transtorno mental, que apresenta sintomas e diagnóstico.
  • Quando há um ataque de ansiedade, você desmaia. – O ataque de ansiedade não gera a uma queda na pressão sanguínea, pelo contrário, na ansiedade há uma aceleração cardíaca e arterial. Por isso, o desmaio é um mito.
  • Ansiedade, medo e stress são sinônimos. – Não! A ansiedade é a antecipação de um momento de tensão, como um pressentimento; o medo é a reação de alguma ameaça concreta e percebida; e, por fim, o stress é um esgotamento, um cansaço como resposta do organismo.
  • A ansiedade é hereditária. – Este é outro pensamento comum, mas a ansiedade pode ocorrer com mais risco pela genética, mas não é determinante.
  • Ser uma pessoa ansiosa não tem cura. – Mito! A ansiedade não faz parte de você, é natural em alguma situação ou momento da sua vida. Através dos diagnósticos e tratamentos ela pode ser controlada.

 

PREVENÇÃO

Como dito a ansiedade pode se apresentar em níveis e sintomas diferentes, acarretando a existência de variados caminhos para sua prevenção e tratamento. Sendo, primordial, a avaliação de especialista para compreender, acompanhar e diagnosticar cada situação.

Pois, será com o psiquiatra ou psicólogo que será reconhecido os gatilhos emocionais que ajudará no processo contra a doença. Além disso, se necessário, será o profissional que orientará o uso de medicamentos ansiolíticos ou benzodiazepinas.

Porém, algumas ações nos hábitos podem permitir uma melhora na sua relação com a ansiedade. Veja algumas práticas simples que podem prevenir ou amenizar o problema.

 

  • Pratique exercícios físicos;
  • Dedique tempo para lazer e prazer;
  • Foque nas alegrias e conquistas do seu dia;
  • Faça meditação;
  • Opte por uma alimentação saudável e rica em ômega 3 e vitamina B;
  • Ouça músicas que te tragam uma boa sensação;
  • Vá a sessões de psicoterapia e psicólogas.

 

A ansiedade, como qualquer doença, quanto mais precoce for identificada e diagnosticada, antes terá a solução do problema!

Desse modo, entenda que essa doença mental não pode ser ignorada nos menores sinais vividos. Afinal, se a ansiedade for mantida sem qualquer orientação especializada e cuidados, inúmeras doenças podem se potencializar no organismo, como ataques de pânico, fobias, depressão, dependências de álcool e outras drogas, doenças respiratórias, diminuição do sistema imunitário, problemas cardiovasculares e até a morte.

Cuide da sua saúde mental para um estado de bem-estar, evite a perda de tempo, energia e atenção para a ansiedade.

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