No inverno, devido as baixas temperaturas, deve se preocupar com questões físicas e mentais da população. Afinal, essa época também, é marcada pela baixa umidade do ar e a maior concentração de poluentes.
Por isso, é preciso manter a temperatura do corpo controlada, com hábitos corporais e comportamentais que vão além do tradicional combate a gripe. Alguns ajustes na rotina e na alimentação são essenciais.
Você deve conhecer os principais vilões que o inverno esconde, além dos cuidados que a saúde necessita. Nessa publicação você vai encontrar tudo que precisa para atravessar os dias frios com a sensação de bem-estar e qualidade de vida.
Confira!
Perigos do Inverno
Nestes meses mais frios do ano os casos de doenças respiratórias aumentam. Isso acontece pelo clima frio e seco, ambientes fechados e pouca hidratação, que atuam como fatores nos processos infecciosos.
No Brasil, os problemas respiratórios mais frequentes no inverno são: gripe (influenza), resfriado, rinite alérgica, sinusite, bronquite crônica, asma, pneumonia, enfisema, otite e meningite.
Grupos de risco
A atenção da saúde de crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos devem ser redobrada.
Para os pequenos, no ambiente escolar, devem incentivá-los a lavar as mãos com frequência, além de brinquedos e objetos estarem sempre higienizados. Isso assegura o menor risco de transmissão dessas doenças entre as crianças.
Já para os idosos, gestantes e doentes crônicos o perigo está nas complicações causadas pelas doenças respiratórias, como a pneumonia e agravamento de doenças crônicas como hipertensão e diabete. Assim, por terem o sistema imune mais fragilizado, se tornam alvos fáceis.
Coração
O aumento da incidência de eventos cardíacos é mais recorrente nos meses frios. Já que nessa época os hábitos das pessoas são alterados, como a redução na prática de exercícios físicos, assim como a ingestão de alimentos mais calóricos.
Além disso, o tabagismo, hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade e estresse são fatores de risco que potencializam, ainda mais, os problemas do coração durante o inverno.
Diagnóstico
Vale lembrar que os sintomas que o inverno sinaliza as doenças desta estação são muito parecidos. Com isso, somente um médico especializado pode identificar e diagnosticar corretamente cada caso.
Porém, algumas recomendações podem fortalecer sua imunidade nessa estação. A seguir confira essas dicas, hábitos e cuidados para se proteger de doenças no frio.
DICAS DE SAÚDE PARA O INVERNO
O frio é um convite para ficar na cama, de preguiça e com muita comida. Certo? Porém, ao invés disso, é preciso sair de casa e ter disposição para cuidados com essa estação para ter mais saúde e energia.
· Pense na sua pele
Diante da queda de temperaturas e da umidade há, consequentemente, uma diminuição na transpiração. Isso provoca uma pele (facial e corporal) mais seca e com uma baixa na sua proteção natural.
A desidratação e a descamação da pele são acentuadas, como características derivadas não só dessa mudança climática, mas também aos banhos quentes e longos, excesso de sabonetes e ventos gelados.
Essa junção de fatores gera sua atenção ainda mais necessária. A busca de recuperar o aspecto hidratado e com brilho siga alguns passos:
- tome banhos mais rápidos ou menos quentes;
- use sabonetes neutros;
- opte por creme ou loções hidratantes;
Importante: não se esqueça do filtro solar! Isso mesmo, esse produto, muitas vezes, associamos o uso no verão. Porém, não é porque o sol aparece de forma menos intensa, que devemos esquecê-lo, os raios solares continuam sendo nocivos. Saia sempre de casa com um bom filtro solar.
· Beba mais água
Ainda na perspectiva da hidratação, manter a ingestão hídrica é essencial! Afinal, o inverno é uma época que nossa sede é reduzida, resultado da pouca transpiração.
E, assim, não se bebe a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo. Além de ajudar a hidratar a pele e a garganta, nesses tempos secos.
Para que não exista risco, faça o controle do consumo de água. Beba mesmo sem sede, o seu corpo precisa!
· Mantenha uma boa alimentação no inverno
No inverno há uma necessidade de fornecer energia ao organismo humano para se produzir mais calor e, assim, manter a temperatura corporal normal.
Porém, é aí que deve se ter o cuidado: os exageros e a ingestão de alimentos muito calóricos e pouco nutritivos é um risco a sua saúde. Opte pelo que deixa seu corpo mais forte e resistente contra as doenças virais no inverno.
Alguns alimentos ideais nessa época são os ricos em vitamina C, zinco e ferro pela proteção do sistema imunológico. Nutrientes presentes, por exemplo, em laranja, limão, brócolis, pimentão amarelo, nozes, sementes, carne, leguminosas, couve e espinafre.
O segredo é escolher pelos menos industrializados e mais naturais, como legumes, vegetais e frutas!
· Ventilação é aliada
O inverno é um convite para um local todo quentinho. Porém, essa tendência de fechar todas as janelas é uma prática que deve ser evitada. Além de reduzir a ventilação do ambiente, quando há uma maior aglomeração de pessoas, o risco de contaminação viral aumenta.
Doenças transmitidas, como Covid-19, ganham força em ambientes fechados, ou seja, devemos tratar a circulação de ar como fator de proteção indispensável, sendo necessário na sua casa, escritório, academias e transporte público.
Renove o ar dos ambientes! Mantenha, sempre o local ventilado e arejado.
-
Corra do sedentarismo
Tenha seu corpo em constante movimento. A prática de exercícios físicos é benéfica para a saúde em aspecto físico e mental, trazendo mais qualidade de vida através de uma rotina saudável.
Diante da estação mais fria, o exercício ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e, também, libera endorfinas, reduzindo a sensação de mau humor, preguiça, ansiedade e depressão. Além do aumento na temperatura corporal, durante um treino.
Essa prática merece alguns cuidados de prevenção: esteja agasalhado, hidrata-se e alimente-se bem! Assim, com o seu dia a dia ativo, o seu corpo se manterá saudável durante o inverno.
Mais dicas para o inverno
Outras dicas saudáveis para se manter na estação mais fria:
- Higienize as mãos, utensílios pessoais e ambientes, para evitar o contágio viral.
- Mantenha o sono regulado. É fundamental para manter a imunidade alta.
- Vacine-se! Anualmente é feita a vacinação contra a gripe, capaz de proteger contra os principais vírus causadores.
A mudança de temperatura provoca algumas anormalidades no corpo. Por isso, mantenha os cuidados e uma rotina saudável. Para te ajudar ainda mais, sugerimos ler um outro texto aqui do nosso blog, clique AQUI e veja!
Conte com a Magnus Imagens para a sua saúde! Conheça nossas unidades Magnus Imagens Médica e entre em contato com a unidade mais próxima de você!
Conheça nossas unidades clicando AQUI!