Profissional de saúde analisando uma imagem de exame
  • Categoria do post:Dicas e Notícias
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Você já realizou os exames e agora precisa dar os próximos passos em seus cuidados? O pós-exame também é importante!

Te convidamos a ler esse artigo onde vamos falar da importância dessa fase e quais as principais precauções você deve seguir.

Medicina preventiva e sua importância

Decisões e diagnósticos médicos costumam, na maioria das vezes, ocorrerem após a solicitação de exames de análises clínicas e de imagem.

Assim, considerando que nosso corpo é um carro, que precisa de revisões rotineiras, é necessário procurar um mecânico para fazer este acompanhamento, certo?

Sendo assim, consultas de rotina são muito importantes. A medicina preventiva tem se mostrado fundamental para a manutenção da saúde da população em geral.

Tecnologia e segurança nos resultados

Confiabilidade é a palavra-chave nesse momento.

Assim, em todos os processos que envolvem a realização de exames para as clínicas e laboratórios, devem ser consideradas três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica.

Logo, cada uma delas possui sua importância e deve ser observada com rigor.

Por isso, a segurança e confiabilidade nos procedimentos, além da questão dos avanços tecnológicos que envolvem cada etapa, garantem mais precisão e agilidade aos resultados.

Na Magnus Imagens é possível realizar diversos exames, com uma infraestrutura completa e moderna, que garante rápida entrega dos resultados, e confiabilidade em todo o processo.

Seguimos os processos com rigor, além da tecnologia aplicada para resultados ainda mais seguros.

Cuidados no pós- exame

Existem exames que podem exigir de alguns pacientes a sedação.

Isso acontece, por exemplo, para Ressonâncias Magnéticas, onde o próprio médico solicita o procedimento, devido à claustrofobia ou outra condição que possa dificultar ou inviabilizar a realização do exame acordado.

Nesses casos, fique tranquilo. Não há nenhum impedimento para a realização do exame.

Nesse sentido, nossa equipe tomará todos os cuidados necessários.

Posteriormente à realização do exame nesses casos, o paciente deverá ficar em observação até que a sedação finalize por completo.

Nesse mesmo contexto, existem exames que necessitam da aplicação de contraste para melhor visualização.

Aqui a recomendação é que no pós-exame se faça o consumo de líquidos para compensar a restrição durante o jejum. Além disso, essa orientação é importante para acelerar o descarte do contraste pela urina.

Nos casos de mulheres lactantes, há a necessidade de recomendações específicas. Geralmente, a amamentação só pode ser realizada 48 horas após uma ressonância com contraste, por exemplo.

Para outros procedimentos não há orientações específicas. Na grande maioria das vezes, o paciente é liberado pós-exame sem restrições para a realização de suas atividades diárias.

Na Magnus Imagens, cada paciente recebe orientações individualizadas. Nossa equipe é treinada para avaliar e verificar se existem exceções e a necessidade de prescrição diversa em cada caso.

Com uma equipe especializada e atendimento humanizado, você não precisa se preocupar em sair do procedimento com dúvidas.

Caso você precise, você também pode entrar em contato conosco mesmo no pós-exame e tirar todas as suas dúvidas.

Lugar de diagnóstico é no consultório médico

Existe uma prática muito comum atualmente. Mesmo após a realização dos exames solicitados, você sabia que muitos pacientes não voltam às consultas de retorno?

Grande parte das vezes, isso se deve ao fato de o próprio paciente ler e tentar interpretar os resultados fornecidos pelos laudos no pós-exame.

A primeira coisa que todos fazemos ao receber um laudo é abrir o envelope. Com o acesso à internet, qualquer coisa que precisamos pesquisar, está literalmente a um clique de distância.

Nesse sentido, é preciso discernimento. As pessoas precisam usar a internet com cautela, embora seja uma ferramenta muito útil.

Ainda mais em um mundo com tanta informação, o autodiagnóstico não é incomum. E por vezes, os pacientes se baseiem em informações equivocadas sobre seus resultados.

O fato é que não podemos privar nossos pacientes de acessar suas informações. Recomenda-se que um profissional da área interprete o laudo para garantir o prosseguimento ideal da terapêutica escolhida.

Importância da avaliação médica no pós-exame

Quando um exame de imagem é realizado, por exemplo, normalmente o resultado dele é avaliado em conjunto a outras análises, sejam clínicas, sejam laboratoriais.

O contexto de avaliação médica importa na totalidade, por isso é tão importante o retorno ao consultório com os laudos em mãos.

Diversas vezes, os profissionais solicitam exames para descartar patologias, não apenas para diagnosticar uma questão.

O profissional médico poderá aplicar testes adicionais até se sentir seguro para encerrar a investigação.

Scanxiety: Quando a ansiedade no pós-exame vira um problema?

A preocupação e a ansiedade associadas a espera por resultados de exames é comum.

Porém, se a situação sai do controle do paciente e se torna patológica, ela ganha outro nome: scanxiety.

A comunidade médica já utiliza o termo, embora ainda não conste em dicionários formais, para descrever a ansiedade e preocupação que acompanham o período antes de se submeter ou receber os resultados de um exame médico.

Pacientes e até familiares podem experienciar esse sentimento.

Existem algumas formas de lidar com a situação, incluindo fazer atividades que te distraem, exercício físico, técnicas de relaxamento e a busca pelo suporte social e emocional.

Nesse contexto, planejar a realização dos procedimentos para um período menos estressante, pode auxiliar a ter um pós-exame mais tranquilo.

Além disso, estar preparado para receber os exames também é importante. Não estar pronto para receber os resultados, pode gerar um sentimento de não ter controle sobre a situação.

Juntamente a isso tudo, se os recursos acima não forem suficientes para lidar com a questão, fale com o seu médico.

Vocês podem trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de um plano de tratamento que considere a scanxiety, além de um encaminhamento para o apoio psicológico adicional nesse período.

A Magnus Imagens está pronta para te auxiliar na realização dos seus exames.

Entre em contato em um dos nossos canais de atendimento e venha cuidar de sua saúde conosco.