Dicas e Notícias

Como funciona a densitometria óssea?

Por 16/12/2021No Comments
Como funciona a densitometria óssea?

Sendo o principal exame para detecção precoce de perda de massa óssea, a densitometria óssea auxilia no diagnóstico e combate da osteoporose, doença que aumenta os riscos de fratura. Cerca de 30% das mulheres e 13% dos homens podem sofrer fraturas por osteoporose após os 50 anos, por isso esse exame é tão relevante. Mas afinal, como funciona a densitometria óssea?

 

O que é a densitometria óssea?

A densitometria é um exame de imagem que permite a avaliação da densidade mineral dos ossos.

O exame é realizado por um aparelho com tecnologia semelhante ao raio-X convencional, no entanto, emitindo quantidades menores de radiação. Através das imagens obtidas, é possível observar o tecido ósseo e verificar se está fraco ou poroso, possibilitando o diagnóstico precoce da osteopenia ou osteoporose, além de viabilizar avaliação de risco de fratura.

A principal vantagem da densitometria óssea em relação ao raio-X é que esse consegue detectar a osteoporose quando a perda é superior a 30%, enquanto a densitometria permite a identificação ainda na fase inicial.

Por serem mais suscetíveis a fraturas, as regiões do colo do fêmur, vértebras e rádio distal são as principais a serem a avaliadas. No entanto, em alguns casos quando há impossibilidade de avaliação nessas regiões, a varredura é feita no antebraço.

 

Como é feito o exame de densitometria óssea?

A densitometria óssea é um exame não invasivo e não necessita jejum ou suspensão de medicamentos. Em alguns casos, dependendo da parte do corpo a ser avaliada, o profissional especialista pode recomendar a interrupção de suplementação de cálcio no dia do exame.

Para a realização do exame, o paciente é posicionado na máquina e tem sua parte do corpo avaliada. O aparelho capta informações e transfere os dados para o computador, possibilitando a avaliação da perda de cálcio.

É recomendado que o paciente use roupas leves e evite acessórios que contenham qualquer tipo de metal.

A densitometria óssea é um exame rápido e pode durar entre 10 e 15 minutos.

 

Quando ela é indicada?

A densitometria é comumente indicada para pacientes que tenham suspeita de osteoporose ou osteopenia, ou como método preventivo. Geralmente, o especialista solicita esse exame para mulheres acima dos 65 anos e para homens acima dos 70 anos, quando o índice de perda de massa óssea é maior.

O exame pode ser indicado, também, para monitorar a doença já diagnosticada ou quando o paciente possui fatores de risco, como:

  • Casos de osteoporose na família;
  • Baixo peso corporal;
  • Uso de medicamentos que favorecem a perda de massa óssea;
  • Ocorrência de fratura prévia.

 

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, porosos e suscetíveis a sofrerem fraturas. É comum elas que ocorram principalmente na região do quadril, da costela e do colo do fêmur.

Essa doença está muito associada ao envelhecimento, uma vez que faz parte do ciclo de renovação dos ossos que haja perda de massa óssea após os 40 anos. No entanto, alguns hábitos podem acelerar esse processo, como o sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de álcool e falta de vitamina D.

Portanto, a prevenção da osteoporose consiste em manter hábitos saudáveis, ter alimentação balanceada e rica em vitamina D e cálcio, praticar exercícios físicos e estar sempre em dia com a saúde, realizando exames de check-up.

 

Onde realizar uma densitometria óssea?

Precisa realizar uma densitometria óssea? Esse exame está disponível na unidade Magnus Alfenas/MG.

A Magnus é uma clínica especializada em diagnóstico por imagem, referência na região do Sul de Minas Gerais, chegando até Campinas/SP e Campo Novo do Parecis/MT.

Aliando alta tecnologia a profissionais altamente capacitados, entregamos exames de qualidade, laudos precisos e rapidez nos resultados, garantindo a integridade e segurança dos nossos pacientes.

Nossas unidades são modernas e preparadas para te receber com todo o conforto e tratamento humanizado.

A densitometria óssea está disponível na Magnus Alfenas. Entre em contato e saiba mais!

Telefone: (35) 3299-6350 ou WhatsApp (35) 98843-1567

Rua Martins Alfenas, 2760, Lot. Siqueira – Alfenas (MG)