influência da cultura e estilo de vida dos brasileiros na saúde
  • Categoria do post:Dicas e Notícias
  • Tempo de leitura:12 minutos de leitura

Quando falamos em estilo de vida, nos referimos ao conjunto de comportamentos, padrões, costumes, hábitos e atitudes que estabelecemos com frequência, ou seja, que adotamos para o nosso cotidiano.

O estilo de vida de um povo pode ser influenciado, também, pela cultura dessa sociedade. Assim, os costumes herdados podem impactar no estilo de vida e, consequentemente, na saúde do indivíduo e da população.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a influência da cultura e estilo de vida dos brasileiros na saúde da população.

Continue a leitura e entenda a relação.

Cultura brasileira

Bem vasta, a cultura brasileira é resultado da miscigenação de vários povos que participaram da formação da nossa população.

De acordo com estudos, nossa cultura é resultado da miscigenação entre o indígena, o negro e o imigrante europeu, sendo o nosso país, portanto, considerado como um dos que possuem maior diversidade cultural do mundo. 

E não para por aí! Também vieram para o Brasil povos de outras nacionalidades que, trazendo suas suas tradições e costumes, também contribuíram para a formação da nossa cultura.

Assim, herdamos um conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos grupos que viveram no Brasil ao longo da história.

Agora que entendemos um pouco mais sobre o contexto histórico, vamos entender as particularidades que faz o “Brasil ser o Brasil”?

Características da cultura brasileira

Como citado anteriormente, o Brasil foi marcado por uma grande mistura de etnias, costumes, dialetos e credos que compõem a nossa cultura brasileira.

A seguir, veremos um pouco mais sobre essas características em diferentes áreas.

Religão

O Brasil é, declaradamente, um país laico, o que representa a liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja.

Uma grande característica da nossa cultura é, portanto, a presença de diferentes religiões, que também é fruto dos diversos povos do nosso país.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria da população professa a religião católica, seguindo da evangélica.

As religões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda também têm uma marca muito forte na origem do país.

Além disso, espíritas e os judeus também estão entre os grupos religiosos presentes no Brasil.

Língua

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, já habitavam em nosso país os povos nativos, que eram os indígenas. Assim, nossa língua é representada pela mistura da influência desses dois povos.

A título de curiosidade, palavras como “pipoca”, “cafuné”, “guaraná”, “caju” e “moleque”, por exemplo, foram herdadas dos povos indígenas e africanos.

Culinária

Em cada região do Brasil é possível viajar pelos mais diferentes sabores, oriundos das comidas típicas de cada um.

Ao falarmos da região Sul, por exemplo, lembramos logo do churrasco e chomarrão. No Sudeste, mais uma grande variedade: feijoada, pão de queijo, coxinha, pizza, feijão tropeiro, pastel…

No Norte, os sabores variam, de forma marcante, entre os peixes de água doce e raízes. Tucupi, tacacá, tapioca e açaí estão entre os principais pratos.

No Nordeste, os peixes também se destacam. Além disso, pratos como acarajé, buchada e cuscuz também são muito comuns nos estados.

Através da culinária vasta, é possível perceber que cada região também foi influenciada pelos povos que tiveram suas raízes nos locais.

Esporte

Não há dúvidas de que o futebol é o esporte mais popular entre os brasileiros. Mas além dele, outros esportes também são frequentemente praticados, como vôlei, tênis de mesa, natação, capoeira, dentre outras modalidades.

Estilo de vida dos brasileiros

Nossos hábitos e estilo de vida dizem muito sobre a nossa história e sua formação. Além disso, eles também são influencidados pela criação de cada indivíduo.

Abaixo, destacamos alguns hábitos que são bastante populares entre os brasileiros e que se tornaram parte do nosso estilo de vida e cultura do nosso povo.

Festas típicas

Um dos costumes do nosso país é festejar. As festas mais típicas são o Carnaval e a Festa Junina. Porém, existem festividades também tradicionais, em cada época do ano, nas regiões do Brasil.

Nossas festas são sempre marcadas por muita alegria, diversão, músicas, bebidas e comidas.

Almoço caprichado

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de fartura. Aqui, uma das principais refeições é o almoço, e o típico arroz e feijão costumam ser comum em muitas casas.

Farinha de mandioca, carne, macarrão, salada e pimenta também são muito comuns durante o almoço.

Feriados

Algo que chama bastante atenção na nossa cultura, principalmente quando comparado a outros países, é a quantidade de feriados.

São 12 feriados nacionais, além dos regionais que, para os brasileiros, não podem passar em branco.

Enquantos uns optam por descansar, outros curtem uma praia, fazem uma viagem ou aproveitam com os amigos, por exemplo.

Churrasco e cerveja gelada

Esse combo define muitos brasileiros. Seja uma confraternização, saída com os amigos ou fim de semana com a família, por exemplo, o churrasquinho com a cerveja gelada está presente na rotina de muitos brasileiros.

Cumprimentos calorosos

O povo brasileiro é bastante hospitaleiro e caloroso. É comum um abraço, beijo no rosto ou aperto de mão ao cumprimentar alguém.

Além disso, o “jeitinho brasileiro” também é percebido na forma de se referenciar a alguém, quando palavras como “colega”, “amigo” e “irmão” são usadas mesmo quando um não conhece o outro.

Qualidade de vida no Brasil

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, (OMS), qualidade de vida diz respeito à percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, bem como em relação ao contexto cultural, o sistema de valores em que ele vive e ainda em conexão aos seus objetivos, expectativas e preocupações.

Na última decada, o Brasil obteve grandes progressos em termos de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, com um desempenho acima da média, por exemplo no que tange ao engajamento cívico.

No entanto, quesitos como renda, trabalho, educação, saúde, conexões sociais e satisfação com a vida precisam ser melhoradas.

Embora a qualidade de vida possa ser avaliada por diversos pontos do cotidiano e variar de acordo à região onde moram, situação financeira, idade e outros fatores, é inegável: o que o brasileiro quer é uma vida plena e feliz.

Vamos entender como alguns pontos influenciam na qualidade de vida? Continue acompanhando.

Expectativa de vida

A expectativa de vida do brasileiro cresceu 40% nos últimos 60 anos. De acordo com dados do IBGE, ela subiu para 76,8 anos em 2020.

O crescimento econômico do país, o acesso à água tratada e esgoto, bem como o aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil, o que está intimamente ligado à qualidade de vida.

Saúde

No Brasil, a saúde pública é regulamentada pela ação do Estado, através do Ministério da Saúde e demais secretarias estaduais e municipais.

O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, foi uma das nossas maiores conquistas, uma vez que a nossa população hoje tem acesso à atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, de forma gratuita, visando a prevenção e a promoção da saúde.

Porém, os desafios ainda são visíveis, como: falta de médicos, falta de leitos, falta de investimentos financeiros e grande espera para atendimento.

Educação

A educação no Brasil é formada pelo sistema público e particular de ensino.

De acordo com o IBGE, até 2022, 53,2% das pessoas com 25 anos ou mais de idade concluíram a educação básica obrigatória, menor do que a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, de 79%. Isso se aplica mais às mulheres do que aos homens, pois 53% dos homens concluíram o ensino médio, comparado a 60% das mulheres.

Dentre as principais causas da evasão escolar estão a necessidade de trabalhar e não conseguir conciliar com os estudos; o aspecto social, como a dificuldade de chegar à escola; gravidez na adolescência; além, também, da falta de interesse.

Tudo isso acaba impactando na qualidade de vida do indivíduo a médio e longo prazo, já que a boa educação e qualificações são requisitos importantes para conseguir um emprego, por exemplo.

Segurança

A segurança pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir.

No Brasil,  ela é composta pelas Forças Armadas, pelas instituições policiais federais, órgãos de polícia estaduais e guardas municipais, bem como forças de segurança de caráter especial e específico.

A segurança ainda é um desafio no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 9° país mais violento no ranking mundial divulgado em 2018, pelo relatório anual da ONG.

Toda a criminalidade também acaba afetando a qualidade de vida da população, que se vê no medo e na insegurança até mesmo de fazer uma caminhada na rua à noite, por exemplo, além de ter influência sobre a forma como indivíduos se relacionam uns com os outros.

Economia

A economia brasileira atual é diversificada e abrange os três setores: primário, secundário e terciário.

Embora esteja passando por um momento de crise, causada principalmente por problemas políticos, o Brasil ainda tem uma economia forte e sólida, ocupando o 9º lugar no ranking das maiores economias do mundo (por volume do PIB de 2022).

Nosso país se destaca como grande produtor e exportador de diversos tipos de mercadorias, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturadas.

As áreas de agricultura, indústria e serviços estão bem desenvolvidas e em bom momento de expansão.

Como a cultura e o estilo de vida influencia na saúde da população 

Como pudemos ver, a cultura de um povo, bem como o seu estilo de vida, influencia diretamente a saúde da sua população.

Trazendo como exemplo, uma das principais causas de morte no Brasil são as doenças cardiovasculares, e isso se deve, em grande parte, ao estilo de vida de muitos brasileiros: sedentário e com má-alimentação.

De acordo com o IBGE, 40,3% dos adultos são considerados sedentários no Brasil. Além disso, apesar de a alimentação dos brasileiros ter uma base saudável, como citado mais acima, o consumo de produtos ultraprocessados é muito grande, o que aumenta o risco para uma infinidade de doenças.

Assim, é válido reforçar que se uma pessoa dá prioridade a um estilo de vida saudável, sendo educada para tal, praticando atividades físicas, tendo uma boa alimentação e acesso aos serviços de saúde, por exemplo, consequentemente e previsivelmente, terá uma vida com mais qualidade.

Isso não significa que o indivíduo esteja isento de doenças, mas que agirá de forma a evitá-las, uma vez que muitos fatores de risco para várias condições são preveníveis.

Percebeu a influência da cultura e estilo de vida dos brasileiros na saúde da população? Pensando sempre na sua saúde, abaixo, damos algumas dicas de melhoria.

Dicas para melhorar o estilo de vida

Como vimos anteriormene, o estilo de vida, é sem dúvidas, um dos fatores que mais tem impacto na nossa saúde. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para se tornar uma pessoa mais feliz, saudável e, claro, com qualidade de vida. Confira:

  • Cuide da sua mente;
  • Esteja atento(a) aos sinais do seu organismo;
  • Permita-se um pequeno prazer diário;
  • Comece com o que pode fazer hoje;
  • Realize atividades físicas regularmente;
  • Alimente-se bem;
  • Hidrate-se;
  • Durma o suficiente;
  • Crie metas;
  • Tente criar rotinas;
  • Realize check-ups periódicos com a sua saúde.

Para ter uma vida considerada saudável não é necessário efetuar grandes esforços. Faça, por exemplo, mudanças simples no seu estilo de vida e já verá resultados interessantes e positivos.

Cuidando mais de você, garantindo um estilo de vida agradável e saudável, certamente se sentirá mais feliz e satisfeito(a), além de ajudar a prevenir doenças. Só depende de você. Pense nisso!

Lembre-se: você pode sempre contar com a Magnus para a sua saúde!

Entre em contato com uma de nossas unidades e conheça os nossos exames.