Início > Exames
Tomografia
Computadorizada
MULTI-SLICE
Sobre o Exame
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que utiliza a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
Por combinar a imagem de múltiplos raio-x, esse exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum. É utilizado para o estudo de diversas partes do corpo e pode diagnosticar diversos tumores.
As imagens obtidas pelos equipamentos da Magnus, oferecem imagens de altíssima definição muito melhores que as convencionais.
Principais características da Tomografia Computadorizada
Uma das características de maior relevância da Tomografia Computadorizada é velocidade de aquisição das imagens e sua alta resolução.
Por meio desta tecnologia, é possível em apenas alguns segundos, de forma indolor, obter fatias submilimétricas de qualquer parte do organismo.
Essas imagens podem ser processadas por meio de programas específicos criando imagens bi (2D) e tridimensionais (3D) de altíssima qualidade.
DISPONÍVEL EM ALFENAS - MG
Como funciona a Tomografia Computadorizada?
Para a realização desse exame, você ficará deitado sobre a mesa do equipamento, sempre sob a orientação de um de nossos colaboradores.
É importante permanecer imóvel durante a aquisição das imagens que, como descrito acima, é muito rápida e indolor.
Ao contrário da ressonância magnética, o túnel para o qual a mesa se desloca é bastante ampla e mais curta. Neste sentido, pacientes claustrofóbicos não correm o risco de mal-estar.
Para que serve o contraste iodado?
O contraste a base de iodo tem como finalidade, aumentar a capacidade diagnóstica desse método.
Atualmente, já é empregado o uso de contrastes não iônicos e de baixa osmolaridade por meio de bombas de infusão com volumes e velocidades rigorosamente controlados. Os riscos e os desconfortos a esse meio iodado são bastante raros.
O contraste ajuda na visualização de quais partes do corpo?
O uso do contraste iodado permite estudo de todas as partes do corpo. Apresenta grande importância para avaliação cerebral da cabeça e pescoço, pulmões, estruturas mediastinais, órgãos abdominais, pesquisa de cálculos urinários, estudo dos vasos sanguíneos (por meio da técnica de angiotomografia), análise das estruturas ósseas e calcificações.
Quais as contraindicações deste método?
Pacientes com pelo menos dois fatores de risco descritos a seguir:
- paciente com doença crônica renal,
- histórico de asma,
- paciente com mais de 60 anos
- paciente com diabetes ou histórico de alergia em exame com contraste prévio.
Importante salientar que a tomografia computadorizada “MULTI-SLICE” em associação a utilização de contrastes mais seguros proporcionaram novas aplicações e melhora expressiva nas já existentes.
Além disso, permitem diagnósticos mais precoces e controles evolutivos de lesões prévias revolucionando o modo como as doenças são abordadas.