Início > Exames

Ressonância Magnética
1,5 e 3 TESLA

Sobre o Exame

O exame de Ressonância Magnética caracteriza-se por reproduzir imagens de grande resolução de qualquer parte do interior do corpo humano.

O aparelho utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens, sem a utilização de radiação.

O exame é bastante simples e sem efeitos colaterais ou prejudiciais a sua saúde. A técnica do exame consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador.

Durante o exame o paciente, ficará deitado confortavelmente numa cama que desliza para dentro do aparelho.

O paciente, será monitorado em tempo real, podendo conversar e ouvir as instruções do técnico responsável.

O aparelho emite diferentes sons enquanto realiza as imagens. Coma finalidade de proporcionar maior conforto ao paciente, é possível a utilização de tampões de ouvido.

A garantia da qualidade do exame está totalmente integrada ao posicionamento correto do paciente, ou seja, durante toda a realização do exame (que pode durar de 08 à 30 minutos) é imprescindível que o paciente esteja totalmente imóvel.

Importante lembrar que este tempo de permanência em máquina pode variar dependendo da complexidade da área examinada.

Na Magnus, o paciente conta com aparelhos de ressonância de alto campo, ou seja 1,5 T e 3 T, trazendo o que é mais moderno e produzindo ótima qualidade de imagem, facilitando o diagnóstico. Estes equipamentos, dispõe de bobinas de 8 a 16 elementos, permitindo uma ótima qualidade de imagem. 

DISPONÍVEL EM TODAS UNIDADES

Como vou saber quanto tempo de duração será meu exame?

Fique tranquilo. O técnico ou o médico lhe manterá informado sobre a qualidade do exame e o tempo que resta para finalizá-lo. Caso você se mova, nossos colaboradores irão lhe avisar e o exame será refeito.

Vou ter que receber o contraste?

O uso do contraste não é uma regra para a realização da ressonância magnética. O paciente poderá ou não receber uma injeção de uma substância, chamada gadolínio, utilizada para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. 

E fique tranquilo porque essa medicação é relativamente segura.

Após o exame, você estará apto a reassumir suas atividades diárias normais. Lembrando que se houver a injeção de contraste, este será eliminado dentro de 24 horas.

Estarei exposto à radiação durante o exame de Ressonância Magnética?

Na Ressonância Magnética não há radiação ionizante (raios-x). A RM usa um potente magneto em associação a ondas de radiofrequência para obter imagens de estruturas e órgãos internos.

Quando o exame de Ressonância Magnética não é recomendado:

A ressonância magnética não é recomendada quando o paciente dispõe de fragmentos metálicos, Marca-passo cardíaco, Clips de aneurisma cerebral, Implantes metálicos, Implantes eletrônicos e Neuro-estimuladores.

Nestes casos, é muito importante que o paciente informe à equipe técnica ou médico.

Vou ficar com a cabeça ou com os pés no tubo?

O seu posicionamento dentro do equipamento de ressonância magnética vai depender do tipo de exame e área a ser examinada.

Se o exame for de crânio por exemplo será necessário que se coloque uma parte do aparelho que se chama bobina ao redor da cabeça e essa parte do corpo fica na direção do arco (tubo).

Porém se for um exame de tornozelo, a cabeça ficará fora da direção do arco (tubo).

Como devo permanecer durante o exame?

Quanto mais calmo e relaxado você estiver, maior será a probabilidade do resultado ser bem-sucedido.

Portanto, recomenda-se fechar os olhos e pensar em algo agradável. Caso seja necessário, a qualquer momento você, poderá apertar campainha para se comunicar com o tecnólogo.

Caso você sinta fobia, é possível que um membro de sua família o acompanhe durante toda a execução do exame. E em casos claustrofobias mais graves, dispomos de procedimento de sedação.

E lembre-se, nossos colaboradores estarão a seu dispor para responder a quaisquer dúvidas que você tenha sobre o procedimento antes, durante e após o exame.