Início > Exames
Densitometria
Óssea
Sobre o Exame
A densitometria óssea é um exame de radiologia que mede, com rapidez e precisão, a densidade dos ossos. O resultado é comparado com padrões para idade e sexo.
É principalmente usada para diagnosticar:
- quadros de osteopenia;
- osteoporose
Ou seja, doenças nas quais a densidade e a quantidade de minerais são baixas, e o risco de fraturas é alto.
A osteopenia é uma afecção óssea na qual os ossos perdem estes minerais e têm menor densidade, o que os torna mais frágeis. Quando a perda óssea é grave, a afecção se chama osteoporose.
Principais características do exame
Os objetivos do exame são:
- avaliar o grau de osteoporose;
- indicar a probabilidade de fratura;
- possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo (quando a avaliação é feita periodicamente);
- auxiliar no tratamento médico.
DISPONÍVEL EM ALFENAS - MG
Quando o exame de densitometria óssea é indicado?
Este exame é indicado a mulheres com idade superior a 65 anos e homens com idade superior a 70 anos.
Mulheres acima de 40 anos, na transição menopausal (1-2) e homens acima de 50 anos de idade, com fatores de risco também possuem indicativos para realizá-lo.
Adultos com antecedente de fratura por fragilidade, condição clínica ou uso de medicamentos associados à baixa massa óssea ou perda óssea também.
Qual a diferença entre densitometria óssea e densitometria corporal?
A densitometria óssea é utilizada para avaliar se houve perda de massa óssea ou se o paciente se encontra com osteopenia (perda sutil de massa óssea). Ou até mesmo para o diagnóstico da osteoporose, que nada mais é que o aumento dos poros no osso, deixando mais suscetível a fraturas.
Já a densitometria de composição corporal quantifica massa de gordura, massa óssea total e massa magra. Cada exame possui um direcionamento e finalidade. Por isso, é importante seguir as orientações e solicitações de seu médico.